comando sequências com transformação geométrica

Cláudia shared this question 10 years ago
Answered

Olá

Tentei criar um friso através do comando sequência associado a uma imagem. Usei assim:


Sequência[Translação[imagem1, a*u], a, -3, 3], ou seja, devia produzir uma sequência de imagens iguais à minha imagem1, com várias translações associadas ao vetor u (já definido) e seus múltiplos (resultado da mutiplicação de u pelos valores naturais do intervalo entre -3 e 3). Mas não acontece nada, não surge nada.


Não sei o que estou a fazer de errado. Alguém me pode ajudar?


Obrigada

Cláudia

Comments (11)

photo
1

Bem, tentei renomear a imagem e apareceu o friso completo. Não percebi!


Mas tentei criar uma ferramenta própria cujo objecto de saída fosse esta lista (friso) e os objecto de entrada: imagem e vector. Mas diz "entrada inválida: vector não definido". Mas o vector estava definido caso contrario a lista anterior não seria definida. Continuo sem perceber! Se alguém me puder esclarecer, agradecia.


Cláudia

photo
1

olá Cláudia

este é um problema já conhecido:

https://www.geogebra.org/fo...

photo
1

Obrigada Googol


Eu descobri, logo após ter colocado aqui essa mensagem que tentando alterar o nome da imagem, no renomear, também aparecia o friso completo. Obrigada na mesma. Mas continuo com o meu segundo problema? É possível criar uma ferramenta que, epla seleção da imagem e do vetor, nos apresente o friso criado anteriormente? Tentei mas a mim dá-me "vetor não definido".


Grata pela atenção

photo
1

Comigo funcionou...

https://ggbm.at/1390947

photo
1

Boa tarde Paulomic


De facto era mesmo isto que eu queria fazer. Queria fazer para cada um dos sete tipos de frisos, o que quer dizer que tenho de descobrir o meu erro. Assim, começou por fazer a sequência que lista as imagens certo? sequences[translação[imagem1, i*v], v, -3, 3], por exemplo, e depois fez criar ferramenta introduzindo os objetos finais (lista1) e os iniciais (imagem1 e vector v)? E deu? Foi assim? É que eu fiz isto assim e diz "vector não definido" e é de certeza pelo facto de ter i*v. Se me puder ajudar, agradecia por favor.


Obrigada


Cláudia

photo
1

Foi mais ou menos isso... não usei o comando "sequência"... fiz a primeira translação e depois na linha de comandos escrevi

Translação[imagem1, -u] e fui alterando para Translação[imagem1, -2u] depois Translação[imagem1, -3u]... no final defini como objetos iniciais a imagem e o vetor e como objetos finais as imagens que resultaram das translações.

photo
1

De facto com o comando sequência vejo o mesmo problema que a Cláudia descreve...


Mas com a folha de cálculo consegue-se o processo iterativo: Seleccione as três células da segunda linha da folha de cálculo e arraste a selecção para baixo:

https://ggbm.at/555569

photo
1

Olá

No portal da casa das ciências http://www.casadasciencias....

pode encontrar um trabalho elaborado por mim sobre frisos.

Para fazer o download tem de estar registada no portal caso contrário clique em cima da bandeira portuguesa.

Espero que consiga resolver a sua dúvida.


Nelson Escalda

photo
1

Para fazer o download do ficheiro não é preciso nenhum registo: abra o ggb e no menu ficheiro escolha "Abrir página web" ...

photo
1

Hi,


though I don't speak a word Portuguese (eu sinto muito), I believe we fixed the problem for next 4.0 release. You can test in current betas 4.1.127 and 4.9.34.


Cheers,

Zbynek

photo
1

Thank you Zbynek, now works

© 2023 International GeoGebra Institute